As pessoas possuem identidade, são autênticas em suas verdades, valores, pensamentos e atitudes. Assim como pessoas, as corporações possuem um perfil e características que as distingue de outras, são carregadas de influências que afetam diretamente todos que têm ligação com elas, principalmente seus colaboradores. Estamos falando da cultura organizacional, essa identidade que transmite muito de uma marca, de um serviço e na forma como os funcionários lidam com a empresa.
Tão importante quanto a saúde financeira, é necessário entender como vai a percepção das pessoas com relação ao conjunto, a tudo que envolve a empresa. É o que chamam de clima organizacional. Desta forma, se algo não vai bem, alguns sintomas ficam visíveis, como desmotivação, muitas falhas, falta de interesse, faltas ao trabalho, desligamentos de funcionários, tensão, etc.. Ao contrário, se tudo está bem, o clima fica alegre, mais entrosamento, melhor desempenho, confiança e com boa comunicação. E uma organização que preza por sua equipe e seus resultados, deve monitorar constantemente como seus colaboradores sentem o clima, como pensam, o que aprovam, o que sentem que deve ser alinhado.
Estamos falando da importância de acompanhar como está a percepção das equipes, de cada pessoa que faz parte da empresa, para que demonstre como são parte da corporação, como são essenciais, inclusive colaborando com sua opinião. Uma pesquisa de clima organizacional pode ser feita uma vez por ano, e o principal é desassociá-la de recompensas ou benefícios, como acontece com a avaliação de desempenho. Essa abertura gera maior engajamento e confiança, já que buscar entender como as coisas estão indo denota intenção de fazer mudanças se forem necessárias, ajustes e planos para um futuro ainda mais promissor, o que beneficia a todos. Sim, denota intenção de realmente agir e neste ponto está uma grande preocupação das empresas: o que fazer com o resultado? E mais: será que conseguiremos fazer essa experiência ser produtiva para todos?
Algumas orientações funcionarão muito bem para que este processo tenha sucesso:
- Primeiramente, a pesquisa precisa ser idealizada com o objetivo de realmente agir a partir das respostas obtidas. Mesmo que não seja uma pesquisa de clima organizacional, que seja para analisar departamentos, fluxos, projetos, ou outro ponto qualquer com base na opinião dos colaboradores, é preciso determinar qual objetivo pretendem atingir. As próximas ações dependerão desta informação.
- A gestão das equipes precisa ter ciência de que poderão haver opiniões que citem seus nomes, ou algo que os desagrade diretamente. Isso é parte do processo, e também a maturidade de entender que o lado pessoal e profissional devem andar lado a lado, mas envolvem diferentes posturas, principalmente na gestão de pessoas. O ideal é receber os dados sem olhos críticos e reprovadores, para que todos os detalhes sejam aproveitados em sua totalidade.
- Personalize a divulgação da pesquisa, para que cada um sinta que é importante. A questão é gerar credibilidade em se referir e pensar no indivíduo, e não parecer que “é mais um na multidão”. Profissionais são pessoas, pessoas são gente e elas têm o fator emocional, que as mantém mais comprometidas se o assunto for levado a sério. Promova esta ideia para todos na empresa, facilitando o processo, e gerando interesse em responder.
- Perguntas apropriadas fazem toda diferença. Elaborar um roteiro que atenda às necessidades e de modo completo é essencial para mostrar igualmente seriedade neste trabalho. Reforçando que precisam ser perguntas claras, em bom Português, baseados na realidade e na rotina de todos. Perguntas superficiais e irreais podem gerar uma postura desacreditada e negativa de quem for responder.
- A opção de manter a identidade do colaborador em sigilo pode incentivar respostas e feedbacks mais verdadeiros. Isso é possível e pode ser um convite mais atrativo para participações.
- Divulgue as informações da pesquisa com a mesma dedicação com que foi idealizada. Isso aumenta a importância do trabalho perante a corporação e mostra transparência no processo. E nada de imprimir gráficos e relatórios para guardar no primeiro armário vago da sala. Crie uma equipe para analisar os resultados e gerar ações de melhoria, ou delegue ao departamento de projetos fazer isso, caso haja. Algumas pessoas de outros departamentos podem ser convidadas a dar ideias e acrescentar mais experiências interessantes.
Percebe-se que a preocupação é sempre fazer com que pessoas estejam participando, interagindo, dando seu feedback e opinião para a melhoria e desenvolvimento das empresas. Sejam elas clientes internos (colaboradores) ou externos (clientes). A troca de olhar, a informação de como se está indo e novas percepções facilitam a renovação e, consequentemente, a inovação, essencial para manter as corporações competitivas e lucrativas. Investir em ouvir quem importa é ainda a melhor das atitudes para estar conectado com o futuro. Não espere que este futuro chegue sem estar preparado. Anteveja necessidades, crie oportunidades e conquiste seu cliente interno e externo. Isso é, definitivamente, o melhor a se fazer.
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