As pessoas querem comprar! E você, quer mesmo vender?

Existem milhões de pessoas diariamente identificando necessidades em sua rotina que poderão ser supridas com alguma compra, seja de produto ou de serviço. Algumas milhares também estão planejando novas aquisições porque sonham com isso, acreditando que serão mais felizes, que terão alguma nova alegria, que encontrarão mais praticidade na vida com elas, ou simplesmente, muito prazer em adquiri-las. Pessoas são movidas por impulsos, situações, motivações, e todas são potenciais clientes. Aí está a grande possibilidade diária de sua empresa: fazer negócio com todas estas pessoas.

O que será que as fará olhar para sua marca, mais que para as outras concorrentes? Pessoas pensam com emoção. Se não confiamos, não compramos. Também podemos levar em consideração o nível de comprometimento gerado com a compra, numa equação que avalia expectativa, custo e benefício, e que quanto maior este nível, mais o cliente quer, mais espera, mais se encanta ao ser surpreendido (para melhor) em sua escolha. É uma questão de entender o que as pessoas querem e esperam receber em troca por ter escolhido esta marca em específico, e então, a partir daí atuar internamente desenvolvendo colaboradores, planejando a divulgação, o atendimento e as entregas correspondentes. Aí é o ponto. O que pouca gente acredita e entenda que seja imprescindível em um negócio: conhecer o que meu cliente pensa da minha empresa, da minha marca, do que ofereço a ele. Qual a reputação que tenho diante dos atuais clientes e clientes em potencial? E virão mais questionamentos: como tenho feito a gestão dos meus clientes? Tem havido um contato para gerar relacionamento?

O famoso CRM, criado há anos e divulgado constantemente nas mídias, gerenciaria as informações para criar o relacionamento com o cliente dentro das empresas. E as informações? A forma mais rápida de conseguir seria estar atento a todas as formas de se comunicar com seu clientes, mesmo com os que apenas tiverem interesse em sua marca. Uma pesquisa de mercado para os interessados e uma outra de satisfação para os já compradores são duas formas práticas e que demonstram que há disposição em compreendê-los e até surpreendê-los. Uma postura proativa de ouvir seu público-alvo transmite o sentimento que mais ajuda a finalizar compras: a confiança. Além disso, existem várias outras possibilidades de consulta e abertura para relacionar-se com seus clientes potenciais, como canal direto do site, SAC, chat, e-mail marketing, etc..

Já está decidido que irão manter contato com os clientes. Muito bom! Onde estão os dados de cadastro para começarem?

Quando uma pessoa vai até sua empresa interessado em algo, você colhe informações básicas para um contato futuro? E os clientes que deixaram de comprar, você tem os dados para buscá-lo e entender por que não voltaram? E dos atuais, tem mantido os dados atualizados para que consiga falar com eles quando precisar? Entendendo que uma rotina envolve muito trabalho, correria e imprevistos, não estamos falando sobre isso para sobrecarregar pessoas ou apontar culpados por até agora não ter sido assim. Ainda há tempo! Para iniciar uma gestão efetiva de clientes, é preciso organização, planejamento e visão administrativa holística. Alguns pontos que não devem faltar:

  • Identificar em quais setores e momentos os clientes “acessam” sua empresa, seja via internet ou pessoalmente. Crie neste pontos uma fonte de captação de dados, mesmo que sejam os principais (não deixe faltar o endereço de email), para haver uma identificação de quem lhes procura e por qual motivo;
  • Acompanhe quem um dia fez negócio com sua empresa por quanto tempo for necessário, para que entenda seu perfil (de quanto em quanto tempo consome produtos e quais são, por exemplo). Será uma possibilidade de informações inesperadas e maiores chances de ganhos garantidos;
  • Questione seu cliente sobre como está indo seu atendimento, seus serviços, seus produtos. Aceite feedbacks (por meio de pesquisas) naturalmente e transmita esta naturalidade para seus clientes. Esta filosofia gera transparência e tranquilidade;
  • Atualize sempre com seu cliente os dados cadastrais.

Eles querem um produto ou serviço e estão buscando em quem confiar para realizar o negócio. Todos querem comprar e eles têm este poder! Não adianta deixar para pensar nisso depois, porque muitas vendas podem ser perdidas, ou seja, oportunidades de negócios jogadas no lixo. Os clientes e consumidores precisam de mais interação e você precisa de mais informações para se aproximar e fazer acontecer. Planeje e aja! Boas vendas!

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