Já falamos anteriormente sobre ideias novas, para que haja inovação, mas hoje a abordagem será outra. Gostaríamos de propor a renovação de ideias e algumas dicas interessantes para ajudar neste processo dentro de sua empresa. Afinal, no ambiente empresarial é necessário “movimento”, interação com o mercado e novas ideias para se fazer negócios. Quem para, perde clientes e muitas oportunidades.
A rotina, esta grande e cansativa rotina que nos assola diariamente, pode causar um fenômeno nas equipes e nas corporações em geral. “Sempre faço a mesma coisa, todo dia as mesmas pessoas falando comigo”. Previsibilidade, dor de cabeça, problemas. “Que bom que chegou a sexta-feira”. “Ih, lá vem a segunda de novo”. “Que segunda difícil, já começa com reunião”. Só de ler isso, já ficamos todos esgotados! É muito repetitiva a sensação de cansaço e estresse por uma rotina que nos mantêm “presos” aos processos e às mesmas tarefas. Primeiramente, não há como evitar os eventos rotineiros e as tarefas repetitivas, porém como elas são encaradas pode mudar a vida das pessoas.
Vamos pensar no seguinte: lamentar não vai levar ninguém a lugar nenhum e ponto final. O que fará diferença é começar a olhar para as situações de forma mais criativa e inovadora. Literalmente, mudar o jeito de ver as mesmas coisas. Impossível? Não, não é! Pense nisso:
- Quebrar a rotina depende de você, não das coisas e pessoas ao redor. Assuma esta responsabilidade.
- Organize seu espaço de trabalho de forma que reflita quem é você. Se for possível, invista em alguns objetos (mesmo que lápis e canetas) com design diferente e colorido.
- Organize-se para não perder tempo e se sobrar, usá-lo para inovar em alguma coisa, mesmo que ainda sem prática. É praticando que se chega a bons resultados.
- Tentar aprender uma coisa nova também com seu colega de trabalho, que é especialista em algum assunto e que esteja disposto a lhe ajudar. Claro, isso é network e faça bom uso.
- Almoce com pessoas diferentes, sempre que possível. Relacionar-se nestes momentos pode gerar vínculos mais colaborativos no âmbito organizacional.
- Fale com pessoas novas todos os dias. Sim, faça amizades novas fora do trabalho. Relacionar-se é interessante e nos abre para ver as mesmas coisas por uma outra ótica.
- Troque ideias, exponha as suas com mais liberdade. Receio não ajudará em nada. Vá devagar, no seu tempo, mas esforce-se para ser mais comunicativo (com o uso do bom senso, nada dará errado).
- Leia muito mais do que normalmente leria, principalmente sobre os assuntos que serão úteis para melhor desenvolver seu trabalho, e aqueles que não conhece muito bem. Arrisque-se no conhecimento e aprenda mais.
Uma boa ideia, que pode ser uma tendência atual ou futura, é reunir pessoas em grupos online e que tenham interesse em fazer novos contatos, conversar sobre assuntos diferentes, trocar informações e conversar sobre tudo. A questão é que fazendo isso e mantendo-se conectado 24h por dia, o volume de novas ideias trocadas pode ser altamente superior do que se estivesse conversando com as pessoas do seu círculo tradicional de amigos. Muita gente ainda tem receio e se sente mal em se expor desta forma. A sugestão é para conectar pessoas que estejam com interesses em comum, para gerar energia e criatividade para inovar. Não seria para mais “mimimi” ou para falar da tia que fez bolo no domingo, a não ser que seja um bolo que ganhou um concurso surreal no sul da Índia. Nestes casos, “mais do mesmo” pode não ser tão interessante. Pense fora do que normalmente pensa e exponha o que pensa, logicamente que também se dispondo a ouvir o que os demais participantes do grupo têm a dizer.
E o que tudo isso fará pelo seu cliente? Está provado que as pessoas mais criativas conseguem olhar para as situações que precisam de atenção com muito mais foco e direcionamento para a resolução do que as que se mantêm fechadas para novas possibilidades. Além de trocar ideias, a atitude de estar aberta para ouvir outras pessoas também cria autoconfiança e disponibilidade. Todas estas características são associadas a profissionais com alto desempenho e interesse em fazer seu melhor.
Se você, gestor, vir que estas ideias acima podem ser aplicadas em sua empresa, faça isso! Crie um grupo e discuta soluções, mesmo que comece com pensamentos aleatórios e muitas coisas sem sentido. Direcione a equipe para pensar o novo e levar isso para o contexto empresarial. Pessoas mais satisfeitas no trabalho ajudam a resolver mais, e a criar saídas ao invés de lamentar fatos. É somar bons esforços para o bem de todos e principalmente, do cliente, que quer menos desculpas e mais atitude por parte das empresas. Façamos acontecer!