Já pensou na sua empresa daqui a 20 anos? É melhor pensar agora…

Todo início de ano começa com planos novos, tanto para nossa vida pessoal quanto profissional. Parece quase um modismo ter uma nova meta nessa ocasião, se não, muitas! Modismo ou não, o sucesso de nossa vida pode depender de colocar no papel onde se quer chegar. Isso vale para qualquer situação, seja para planos de lazer, acadêmicos, profissionais, e até para uma vida a dois. Sair à deriva, vivendo um dia de cada vez tende a ser uma espécie de autossabotagem, e das boas, para quem diz que tem sonhos e objetivos de vida.

Nas empresas, o planejamento anual estratégico pode ser financeiro, de marketing, comercial, e ter seus resultados atrelados a várias ações para que se realize o crescimento esperado, ou alcançar o lucro que se deseja. Quando há o planejamento, o foco começa a ser o resultado. Excelente! Agora, pense mais. Olhe adiante, e pense onde gostaria que sua empresa estivesse em cinco, dez ou vinte anos. Consegue ver claramente? Talvez não tão nitidamente como imaginaria, mas pensar nisso nos move a querer entender um pouco mais sobre planejamento.

Pode ser difícil imaginar, em um cenário tão turbulento (basta olhar o noticiário político e econômico já em 2015), como fazer um planejamento para um longo período de tempo. A questão é que pensar no futuro é uma referência que nos faz analisar o que estamos fazendo hoje para realmente estar “lá” em X anos. Não que tudo irá se realizar, nem que tudo será exatamente como planejamos. Mas, vislumbrar que a empresa será referência na América Latina em seu segmento pode ser tão motivador para os envolvidos, inclusive para os colaboradores, que as ações e planejamentos anuais serão para que cada vez mais se aproximem deste intento. Falando nesse ponto, lembramo-nos da visão de uma empresa. Como bem definida no site Infoescola.com,  “(…) a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.”. Desta forma, a visão poderá ser usada para nortear as equipes durante o planejamento em geral, e na atitude diária, juntamente como valores e missão, formando a identidade da corporação.

Ainda temos pontos importantes que ajudam no planejamento a longo prazo como aliado para o sucesso da empresa. Quer ver?

– Pessoas precisam de sonhos: parece o cúmulo do Romantismo, mas não é. A clássica frase “Follow your dreams” estampa camisetas e quadros ao redor do mundo, e continua sendo inspiradora. Nas empresas, chamemos de objetivos em comum. Envolvendo as pessoas na estratégia da empresa, se elas entenderem que fazem parte de algo maior, mais importante, podem se sentir impulsionadas a agregar seu talento e empenho nesta direção. Cabe à gestão trabalhar para que isso seja promovido e os efeitos aconteçam.

– Nem tudo será perfeito: neste caminho rumo à meta estabelecida a médio e longo prazo existirão problemas. E esses precisam de atenção total para que não impeçam ações correlatas de acontecerem, por consequência. A dica é: ensine sua equipe a ser mais criativa! Empresas que apenas pregam a criatividade para área de design e marketing podem estar equivocadas. Quanto mais criativos os colaboradores forem, inclusive dos departamentos financeiro, de Recursos Humanos, por exemplo, mais saídas e inovações podem se propor a colocar em prática. As pessoas só precisam se acostumar com uma liberdade maior de pensar e sair do “lugar-comum”. Além de grandes soluções, sua empresa poderá se surpreender com o rápido avanço que terá, e ainda na direção certa.

– Apesar da instabilidade que estamos sentindo no mercado, o volume de informações que recebemos diariamente mostram tendências para que as empresas possam apostar e avançar. Mesmo que seja um passo de cada vez, indo um pouco mais a cada dia na direção dos objetivos, mesmo que tendo cautela, avance! Parar totalmente ou retroceder nunca será a melhor alternativa.

– Não hesite em ouvir seus colaboradores e clientes. Manter uma “linha” aberta para ouvi-los faz com que seu negócio se mantenha em movimento, com informações em tempo real para mudar certos planos, ou incrementar outros. Adote pesquisas após terem passado por sua empresa mesmo sem fechar negócio, após fecharem negócio (satisfação e pós-vendas), ou depois de um tempo sem consumir. Invista em uma base de dados sobre esses clientes, para que o contato seja possível. Invista, portanto, em relacionamento!

Nenhum grande resultado virá sem grandes esforços. Por isso, nada de esquecer o que planejaram, dando aquele “jeitinho” de não praticar diariamente e de não engajar a todos nesta mesma direção. A ideia de que um milagre pode acontecer, e tudo melhorar, é definitivamente impraticável. Para grandes conquistas, o principal é haver esforço em direção a algo, com constância, com determinação e persistência.

Como se diz por aí, se seu objetivo é estar entre os grandes no seu mercado, imagine-se lá e já comece a agir como se fosse um deles. Esse é o caminho! Bons planos, boas conquistas!

 

Referência: http://www.infoescola.com/administracao_/missao-visao-e-valores-os-principios-essenciais/

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