Protelar, procrastinar, adiar. Verbos comumente usados em nossa rotina, praticados inconscientemente em nossa natureza em qualquer âmbito de nossa vida. Deixamos, literalmente, para outro dia o que hoje poderíamos fazer e as razões são as mais diversas. Começar um regime, um curso, uma nova prática esportiva, um novo projeto, terminar um plano antigo, escrever um livro, fazer uma viagem sonhada, guardar dinheiro, mudar de emprego, fazer diferente. São inúmeras situações e nossa vida fica à deriva, esperando nossa atitude ser definida e as coisas acontecerem. Será que isso é bom? Para quem?
Não foi à toa que esta imagem abaixo acompanha a postagem. A figura define ficcionalmente o substantivo “tomorrow”, ou “amanhã”. Define muito bem para nós, que adiamos e deixamos de fazer coisas, porque nele acreditamos. Como uma entidade maior, o “dia de amanhã” tem sempre mais poderes a nos reservar, mais esperanças, e é motivo de motivação para muita gente. Neste maravilhoso “dia de amanhã” as coisas serão melhores, o dia será mais leve, e as realizações serão possíveis. Tudo está lá, estocado, guardado, esperando por nós. Sim, existem casos em que esperar é o melhor caminho, para não se precipitar ou errar na decisão. Claro que sim! Mas, o que estamos querendo citar é a decisão de postergar para o futuro (o dia de amanhã já é futuro) o que poderíamos realizar hoje.
No mundo empresarial, cometemos os mesmos enganos. O que poderíamos resolver, muitas vezes, fica pendente mais tempo que o devido. Nossos compromissos, nossas metas ficam adiadas por situações variadas e a co-dependência de outros departamentos e funcionários pode simplesmente tornar algo impossível de acontecer. Quantas pequenas metas ficam para trás? E que o medo de um “não” nos faz deixar para agir depois? E a ideia de que não somos bons o bastante? A fixação por um dia melhor no futuro nos mantêm acreditando. Até quando perderemos tempo assim? A questão é complexa. A gestão precisa ter o preparo e a visão de que, para manter sua equipe produzindo e agindo no tempo certo, é preciso que existam metas. E metas mensuráveis, significativas, viáveis e bem definidas. Uma das maiores causas de adiamento é estar perdido ou não saber o caminho a seguir. Pessoas que possuem orientação, não precisam deixar para outro dia suas tarefas, porque sabem exatamente o que precisam fazer e entendem o efeito que um adiamento teria no processo. E esta orientação envolve acompanhar os colaboradores em feedbacks constantes, avaliações de desempenho (e pode ser a 360º), reuniões criativas, medição de índices, definição dos próximos passos. O principal é mostrar o quão importante é manter o ritmo das ações, sem perder o foco no resultado.
Algumas dicas podem ajudar:
– O conceito de trabalho em gestão de projetos é bem interessante e não precisa ser usado somente em projetos, mas também na rotina diária. A forma proposta de alinhar pessoas, tarefas, prazos, e a relação de dependência de uma ação com outra, de uma pessoa a outra é extremamente clara e torna tudo mais produtivo. Existe foco e acompanhamento em cada etapa, que é outro diferencial. Leia a respeito;
– No trabalho em equipe, a forma com que trabalham individualmente interessa muito, e interfere no resultado. O gestor precisa conhecer cada uma das pessoas para mantê-las interagindo e motivadas com o trabalho, e elas precisam saber como estão indo e o quanto seus progressos são vistos, assim como seu desempenho. Se vir que há muita dispersão e falta de foco, converse. Tudo é questão de hábito e de se ver os benefícios na mudança de atitude;
– Autoestima e confiança são essenciais para que as coisas aconteçam na sua vida, inclusive na profissional. Se não estiver seguro para agir, entenda se falta coragem ou preparo técnico. Se o primeiro, pense na chance: 50% de dar certo e 50% de dar errado. Isso mostra que não custa tentar e que os riscos fazem parte da vida, sem que isso nos machuque. Se for o segundo, procure formação profissional, prepare-se e aja. Sem “mimimis” e vitimização as coisas fluem melhor;
– Comunicação é essencial em todos os momentos, ainda mais quando envolve um planejamento. Qualquer falha pode significar retrabalho e adiamentos, então, alinhar tempo e informação fará o processo evoluir com mais facilidade. Não ignore a tecnologia para isso. Existem diversos aplicativos e programas que ajudam a organizar notas, tarefas, planejamentos;
– Manter um olho no projeto e outro no cliente é sempre indispensável, principalmente em situações em que ele é o maior interessado. Se for alguma mudança, acompanhe como o cliente visualiza o que está acontecendo. Se for alguma melhoria, veja a opinião dele. Sugestões e comentários fazem abrir novas possibilidades e podem ajudar a guiar para ações rápidas e que darão resultado imediato. E aqui vale a mesma regra: nada de esperar para ouvir seu cliente. Atualmente, o trabalho de pesquisa pode ser feito em qualquer dispositivo móvel, logo após o cliente sair do ambiente da empresa, e tudo muito simples e fácil e em tempo real. Novamente a tecnologia está à disposição para ajudar.
Se quiser adiar alguma ação, pode fazê-lo. A questão é não deixar tornar-se uma atitude frequente e de autossabotagem. Podemos usar a máxima de que a vida é curta demais para perdermos tempo, e outras várias frases ditas diariamente por aí. O que precisamos nos conscientizar é que o “amanhã” não precisa ser um grande depósito de esperanças. Tudo é uma soma, em que expectativas, planos e atitudes se fundem e precisam existir juntas para gerar resultado. Nada de postergar o que pode e precisa começar para terminar. O dia de hoje é seu melhor dia. Acredite.
Fonte da imagem deste post: desconhecida.
“Amanhã” tem que começar com o dia de hoje. Aja agora!
Protelar, procrastinar, adiar. Verbos comumente usados em nossa rotina, praticados inconscientemente em nossa natureza em qualquer âmbito de nossa vida. Deixamos, literalmente, para outro dia o que hoje poderíamos fazer e as razões são as mais diversas. Começar um regime, um curso, uma nova prática esportiva, um novo projeto, terminar um plano antigo, escrever um livro, fazer uma viagem sonhada, guardar dinheiro, mudar de emprego, fazer diferente. São inúmeras situações e nossa vida fica à deriva, esperando nossa atitude ser definida e as coisas acontecerem. Será que isso é bom? Para quem?
Não foi à toa que esta imagem abaixo acompanha a postagem. A figura define ficcionalmente o substantivo “tomorrow”, ou “amanhã”. Define muito bem para nós, que adiamos e deixamos de fazer coisas, porque nele acreditamos. Como uma entidade maior, o “dia de amanhã” tem sempre mais poderes a nos reservar, mais esperanças, e é motivo de motivação para muita gente. Neste maravilhoso “dia de amanhã” as coisas serão melhores, o dia será mais leve, e as realizações serão possíveis. Tudo está lá, estocado, guardado, esperando por nós. Sim, existem casos em que esperar é o melhor caminho, para não se precipitar ou errar na decisão. Claro que sim! Mas, o que estamos querendo citar é a decisão de postergar para o futuro (o dia de amanhã já é futuro) o que poderíamos realizar hoje.
No mundo empresarial, cometemos os mesmos enganos. O que poderíamos resolver, muitas vezes, fica pendente mais tempo que o devido. Nossos compromissos, nossas metas ficam adiadas por situações variadas e a co-dependência de outros departamentos e funcionários pode simplesmente tornar algo impossível de acontecer. Quantas pequenas metas ficam para trás? E que o medo de um “não” nos faz deixar para agir depois? E a ideia de que não somos bons o bastante? A fixação por um dia melhor no futuro nos mantêm acreditando. Até quando perderemos tempo assim? A questão é complexa. A gestão precisa ter o preparo e a visão de que, para manter sua equipe produzindo e agindo no tempo certo, é preciso que existam metas. E metas mensuráveis, significativas, viáveis e bem definidas. Uma das maiores causas de adiamento é estar perdido ou não saber o caminho a seguir. Pessoas que possuem orientação, não precisam deixar para outro dia suas tarefas, porque sabem exatamente o que precisam fazer e entendem o efeito que um adiamento teria no processo. E esta orientação envolve acompanhar os colaboradores em feedbacks constantes, avaliações de desempenho (e pode ser a 360º), reuniões criativas, medição de índices, definição dos próximos passos. O principal é mostrar o quão importante é manter o ritmo das ações, sem perder o foco no resultado.
Algumas dicas podem ajudar:
– O conceito de trabalho em gestão de projetos é bem interessante e não precisa ser usado somente em projetos, mas também na rotina diária. A forma proposta de alinhar pessoas, tarefas, prazos, e a relação de dependência de uma ação com outra, de uma pessoa a outra é extremamente clara e torna tudo mais produtivo. Existe foco e acompanhamento em cada etapa, que é outro diferencial. Leia a respeito;
– No trabalho em equipe, a forma com que trabalham individualmente interessa muito, e interfere no resultado. O gestor precisa conhecer cada uma das pessoas para mantê-las interagindo e motivadas com o trabalho, e elas precisam saber como estão indo e o quanto seus progressos são vistos, assim como seu desempenho. Se vir que há muita dispersão e falta de foco, converse. Tudo é questão de hábito e de se ver os benefícios na mudança de atitude;
– Autoestima e confiança são essenciais para que as coisas aconteçam na sua vida, inclusive na profissional. Se não estiver seguro para agir, entenda se falta coragem ou preparo técnico. Se o primeiro, pense na chance: 50% de dar certo e 50% de dar errado. Isso mostra que não custa tentar e que os riscos fazem parte da vida, sem que isso nos machuque. Se for o segundo, procure formação profissional, prepare-se e aja. Sem “mimimis” e vitimização as coisas fluem melhor;
– Comunicação é essencial em todos os momentos, ainda mais quando envolve um planejamento. Qualquer falha pode significar retrabalho e adiamentos, então, alinhar tempo e informação fará o processo evoluir com mais facilidade. Não ignore a tecnologia para isso. Existem diversos aplicativos e programas que ajudam a organizar notas, tarefas, planejamentos;
– Manter um olho no projeto e outro no cliente é sempre indispensável, principalmente em situações em que ele é o maior interessado. Se for alguma mudança, acompanhe como o cliente visualiza o que está acontecendo. Se for alguma melhoria, veja a opinião dele. Sugestões e comentários fazem abrir novas possibilidades e podem ajudar a guiar para ações rápidas e que darão resultado imediato. E aqui vale a mesma regra: nada de esperar para ouvir seu cliente. Atualmente, o trabalho de pesquisa pode ser feito em qualquer dispositivo móvel, logo após o cliente sair do ambiente da empresa, e tudo muito simples e fácil e em tempo real. Novamente a tecnologia está à disposição para ajudar.
Se quiser adiar alguma ação, pode fazê-lo. A questão é não deixar tornar-se uma atitude frequente e de autossabotagem. Podemos usar a máxima de que a vida é curta demais para perdermos tempo, e outras várias frases ditas diariamente por aí. O que precisamos nos conscientizar é que o “amanhã” não precisa ser um grande depósito de esperanças. Tudo é uma soma, em que expectativas, planos e atitudes se fundem e precisam existir juntas para gerar resultado. Nada de postergar o que pode e precisa começar para terminar. O dia de hoje é seu melhor dia. Acredite.
Fonte da imagem deste post: desconhecida.