Sua empresa anda inovando o suficiente para atender pessoas e suas necessidades em crescente mudança? Quando foi a última vez que pararam para pensar diferente do que normalmente pensam, ou para propor novas ideias? Não se assuste se a resposta for “há muito tempo”. Não é apenas um caso. Estamos falando de uma massa de pessoas, em suas respectivas organizações e corporações, que apenas executam tarefas e atividades sem vislumbrarem formas novas de verem sua rotina, e nem tão pouco colocariam alterações significativas em prática simplesmente para algo ficar diferente. Falamos de empresas, e isso significa que estamos falando de negócios. E quando o assunto é esse, não há dúvidas sobre os efeitos negativos da ausência de mudanças e de não haver visão sobre a importância de uma constante evolução.
Inovação, um conceito geralmente ligado à criatividade, não é somente para publicitários, para criadores, designers, arquitetos. O que faz uma pessoa ser criativa, ou uma empresa ter em seu DNA a criatividade, é a forma como conduzem seus valores e ideias, voltando para olhar as coisas mais amplamente, e de forma diferente. Fazer todos os dias as mesmas ações, sem ao menos se questionar por quê, pode nos limitar a sempre ter os mesmos interesses. Um especialista em vinhos, um sommerlier, pode não saber nada sobre outras bebidas, claro, se ele é especialista em vinhos. Porém, talvez entender de whisky e da experiência de quem bebe whisky possa lhe fazê-lo entender melhor outros contextos em relação ao vinho, e uma nova ideia poderá surgir. A criatividade envolve abertura, horizontes mais amplos; conhecer um pouco de tudo, conhecer sem pensar tanto na utilidade direta ou imediata. Envolve movimento. Mentes paradas podem estar estagnadas, esperando o expediente terminar ou o final de semana chegar, o mesmo cliente voltar a comprar, e o mesmo produto terminar no estoque para fazer novo pedido. Olhar para a mesma realidade desafiando-a a ser diferente, pode trazer revoluções para os negócios e para sua empresa.
E por que (diabos) fala-se tanto em inovação nos negócios? Será que as empresas já não sabem disso?
São perguntas realmente pertinentes. Fazer diferente e inovar têm a ver com olhar o todo de uma outra forma, não tão condicionada ou ligada ao senso comum. Pensemos: o seu cliente não estaria sendo bombardeado agora com infinitas informações nas redes sociais? São tantos assuntos que pessoas ficam horas de seu dia tentando acompanhar as atualizações dos amigos e publicidades aleatórias. É, aí está o perigo. Enquanto o mundo gira, e sua empresa sem inovar, a concorrência está agindo e, no fim, o cliente muda de marca. Não estar atento às mídias sociais, por exemplo, é um erro que tem que ficar no passado e bem lá para trás. Aceitar a tecnologia e utilizar as ferramentas disponíveis para o bem do cliente e de seu negócio é mais do que uma opção, é uma obrigação. Em um mundo tão instável, sua empresa precisa estar alinhada a pensar e a resolver o que o cliente precisa e quer. É importante, por exemplo, que diante de um dilema a expertise e o know-how da empresa venham à tona, e todo mundo da equipe fique envolvida, dando ideias e pesquisando saídas e soluções. Quantas ideias não poderiam surgir?
Que tal entender melhor e aplicar algumas ideias na sua empresa e até na sua vida?
- Mudanças pequenas, diárias, antes impensadas: não se acostume a fazer o mesmo planejamento anual, com as mesmas atividades em equipe, as reuniões uma vez por semana, ou a confraternização no mesmo lugar. Sair “lugar-comum” envolve pequenos esforços diários, levando consideração a mudança, tendo isso como foco. Vai valer a pena.
- Pessoas mais criativas precisam de motivação e podem “contagiar” outros ao redor: não subestime a capacidade de alguém para inovar. Às vezes, uma pessoa (ou um grupo) precisa de confiança para criar mais, então, receber incentivo e ver que outros pensam o mesmo, poderá ser o começo de uma grande mudança.
- Todo mundo tem ideias (continuando o pensamento anterior): sim, as pessoas têm ideias diferentes, mas em sua maioria, não contam a ninguém porque não as consideram boas o suficiente. Nenhuma ideia nasceu pronta ou perfeita, assim como o Google não começou com o formato que está hoje, nem com a equipe 100% criativa. Tudo é uma questão de gerar oportunidade para a ideia tomar forma e se desenvolver.
- Aposte em reuniões interativas, e em comunidades corporativas (intranet): as pessoas que partilham ideias, resultados, soluções, dúvidas conseguem um melhor aproveitamento de seu trabalho e aumentam a capacidade de interação entre o grupo, enriquecendo os relacionamentos e processos. O melhor é que podem gerar discussões sobre como melhorar algo que já existe. Nisso consiste a inovação.
- Se faltam informações, consulte seus clientes: nenhum processo criativo começa do nada. É preciso ter um ponto de partida, ter uma noção do caminho a seguir. Se sua empresa quer fazer ações para atrair e manter seus clientes, apostando na inovação, comece ouvindo seu cliente. É ele quem lhe dará pistas sobre o que é importante ou não para ele, feedbacks sobre suas experiências e opiniões variadas que podem gerar um turbilhão de novas ações.
Se sua empresa precisa olhar para o futuro com uma nova perspectiva, então, ela tem que começar agora a fazer diferente. Tudo bem, mudar hábitos totalmente arraigados não é tarefa fácil, por mais simples que possa parecer. Com certeza, entender “como fazer” demanda esforço, mas, encontrar-se com diferentes caminhos e conhecer novas possibilidades pode ser muito mais divertido e interessante, do que difícil ou temeroso. Basta começar e acreditar! Boas ideias, muito sucesso!
Referências para consulta sobre inovação nos negócios:
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2014/10/de-onde-surgem-ideias-originais.html
http://livrodesignthinking.com.br/
Vídeo: “Life as a service: Murilo Gun at TEDxFortaleza” – Youtube.com
Inovação e boas ideias nas empresas: é preciso colocar em prática!
Sua empresa anda inovando o suficiente para atender pessoas e suas necessidades em crescente mudança? Quando foi a última vez que pararam para pensar diferente do que normalmente pensam, ou para propor novas ideias? Não se assuste se a resposta for “há muito tempo”. Não é apenas um caso. Estamos falando de uma massa de pessoas, em suas respectivas organizações e corporações, que apenas executam tarefas e atividades sem vislumbrarem formas novas de verem sua rotina, e nem tão pouco colocariam alterações significativas em prática simplesmente para algo ficar diferente. Falamos de empresas, e isso significa que estamos falando de negócios. E quando o assunto é esse, não há dúvidas sobre os efeitos negativos da ausência de mudanças e de não haver visão sobre a importância de uma constante evolução.
Inovação, um conceito geralmente ligado à criatividade, não é somente para publicitários, para criadores, designers, arquitetos. O que faz uma pessoa ser criativa, ou uma empresa ter em seu DNA a criatividade, é a forma como conduzem seus valores e ideias, voltando para olhar as coisas mais amplamente, e de forma diferente. Fazer todos os dias as mesmas ações, sem ao menos se questionar por quê, pode nos limitar a sempre ter os mesmos interesses. Um especialista em vinhos, um sommerlier, pode não saber nada sobre outras bebidas, claro, se ele é especialista em vinhos. Porém, talvez entender de whisky e da experiência de quem bebe whisky possa lhe fazê-lo entender melhor outros contextos em relação ao vinho, e uma nova ideia poderá surgir. A criatividade envolve abertura, horizontes mais amplos; conhecer um pouco de tudo, conhecer sem pensar tanto na utilidade direta ou imediata. Envolve movimento. Mentes paradas podem estar estagnadas, esperando o expediente terminar ou o final de semana chegar, o mesmo cliente voltar a comprar, e o mesmo produto terminar no estoque para fazer novo pedido. Olhar para a mesma realidade desafiando-a a ser diferente, pode trazer revoluções para os negócios e para sua empresa.
E por que (diabos) fala-se tanto em inovação nos negócios? Será que as empresas já não sabem disso?
São perguntas realmente pertinentes. Fazer diferente e inovar têm a ver com olhar o todo de uma outra forma, não tão condicionada ou ligada ao senso comum. Pensemos: o seu cliente não estaria sendo bombardeado agora com infinitas informações nas redes sociais? São tantos assuntos que pessoas ficam horas de seu dia tentando acompanhar as atualizações dos amigos e publicidades aleatórias. É, aí está o perigo. Enquanto o mundo gira, e sua empresa sem inovar, a concorrência está agindo e, no fim, o cliente muda de marca. Não estar atento às mídias sociais, por exemplo, é um erro que tem que ficar no passado e bem lá para trás. Aceitar a tecnologia e utilizar as ferramentas disponíveis para o bem do cliente e de seu negócio é mais do que uma opção, é uma obrigação. Em um mundo tão instável, sua empresa precisa estar alinhada a pensar e a resolver o que o cliente precisa e quer. É importante, por exemplo, que diante de um dilema a expertise e o know-how da empresa venham à tona, e todo mundo da equipe fique envolvida, dando ideias e pesquisando saídas e soluções. Quantas ideias não poderiam surgir?
Que tal entender melhor e aplicar algumas ideias na sua empresa e até na sua vida?
Se sua empresa precisa olhar para o futuro com uma nova perspectiva, então, ela tem que começar agora a fazer diferente. Tudo bem, mudar hábitos totalmente arraigados não é tarefa fácil, por mais simples que possa parecer. Com certeza, entender “como fazer” demanda esforço, mas, encontrar-se com diferentes caminhos e conhecer novas possibilidades pode ser muito mais divertido e interessante, do que difícil ou temeroso. Basta começar e acreditar! Boas ideias, muito sucesso!
Referências para consulta sobre inovação nos negócios:
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2014/10/de-onde-surgem-ideias-originais.html
http://livrodesignthinking.com.br/
Vídeo: “Life as a service: Murilo Gun at TEDxFortaleza” – Youtube.com