A grande maioria dos profissionais no mercado sabe sobre da importância e da necessidade de estarem bem preparados para os desafios que as corporações apresentam. Espera-se uma gama de conhecimento, habilidades e competências para o desenvolvimento do profissional e alto desempenho para os objetivos estipulados. Como acompanhar e atender às necessidades das corporações e também dos colaboradores?
De acordo com o recém-lançado Workforce 2020, um estudo independente feito nos Estados Unidos pela Oxford Economics em que muitos profissionais foram entrevistados (ao todo, mais de 5.400 funcionários e executivos; cerca de 29 executivos em 27 países), a maioria das empresas entende a importância de uma gestão de trabalho voltada cada vez mais para o âmbito internacional, diversificada e móvel. O maior desafio é o planejamento hoje com o olhar voltado para o futuro, na preparação e na adequação às mudanças necessárias para prosperar. A questão que encabeça esta pesquisa é: “Are you ready for the future?” (Você está preparado para o futuro?) em que o ano de 2020 é tomado como referência.
Um ponto que chamou bastante a atenção foi o que se refere à liderança. Algumas das informações resultantes deste estudo apontam deficiências, em que mais da metade afirma que não sente que seu líder tenha as habilidades necessárias para gerenciar com eficácia seus funcionários, e que não entendem o que os liderados querem. A maioria dos funcionários também disse que não recebem feedback suficiente sobre seu desempenho. Além disso, citaram a remuneração competitiva como o fator mais importante de motivação (2/3 dos entrevistados), vindo logo depois os planos de aposentadoria, flexibilidade e comodidades, como academia, creches, etc.. Relataram ainda que temem serem considerados “obsoletos”, ou serem desconsiderados por deficiências em suas habilidades ou por falta de preparo para as novas tecnologias. Realmente, são dados que elucidam as necessidades atuais na gestão estratégica de pessoas e que orientam para novos planos de melhorias para os próximos seis anos, que é o objetivo do estudo.
E no Brasil, no cenário atual, como sua empresa seria avaliada? Quais informações o Recursos Humanos possui sobre os colaboradores, gestores e executivos? Que pontos são considerados os mais fortes na gestão de pessoas? Como andam os líderes? Como cada um avalia seu próprio desempenho?
As pesquisas são uma ferramenta eficaz não somente para medir a satisfação de clientes, aplicado ao pós-vendas. Como aliado da área de Recursos Humanos, é possível realizar várias apurações de opinião e coleta de dados para um novo olhar na gestão de pessoas e processos, inclusive integrado à intranet da empresa, resposta em mobiles ou desktops. Veja algumas possibilidades:
- Pesquisa de clima organizacional
- Solicitação de feedbacks de reuniões e treinamentos
- Entrevistas de desligamento
- Avaliação do processo de contratação
- Avaliação de programas de benefícios
- Avaliação 360º
- Feedback da equipe com relação às estratégias da empresa
- Avaliação periódica dos funcionários
Não é apenas uma questão de informação. Os talentos são o que geram a identidade da empresa, a partir da cultura organizacional, valores, missão e visão, e são considerados vantagem competitiva nos dias atuais. Quem não entender como estão expectativas das pessoas, como vai indo o trabalho dos gerentes e supervisores, pode se surpreender no futuro com pedidos de desligamento de importantes membros da equipe. O acompanhamento de “como estou indo?”, assim como de “como a empresa está indo?” é a base para que novos projetos sejam feitos e com a devida tratativa, orientados para o futuro. O fato é que, com informações, é possível identificar pontos a melhorar e acompanhar gradativamente como novos planos vão sendo implantados, movendo a corporação para o caminho correto e esperado. Isso impactará na qualidade de trabalho de todos, gerando mais motivação e abertura para participação e interesse em fazer melhor.
A tecnologia pode ser aliada estratégica das empresas, e tudo de forma simples, eficaz e acessível. Equipes precisam ser ouvidas e entendidas, para saberem que realmente fazem diferença para a organização. Invista em sua equipe, invista nas pessoas. Esse é o futuro e o que definirá o lugar que sua empresa ficará: frente à concorrência!
Fontes:
http://www.successfactors.com/en_us/lp/oxford-economics-workforce-hub-social.html?source=social-ettling-HR-blog-overview-You_May_Not_Be_as_Ready_as_You_Think&campaigncode=CRM-XJ14-HCM-1DG_W2SMDH#.VEY65vl4p_o
http://www.forbes.com/sites/sap/2013/12/17/your-workforce-isnt-who-you-think-they-are/
https://disneyinstitute.com/blog/2014/10/great-leadership-stems-from-continuous-learning-and-sharing/303?CMP=SOC-DI-Blog-GreatLeadershipStemsFromLearning-10072014
O que motiva as pessoas na sua empresa?
A grande maioria dos profissionais no mercado sabe sobre da importância e da necessidade de estarem bem preparados para os desafios que as corporações apresentam. Espera-se uma gama de conhecimento, habilidades e competências para o desenvolvimento do profissional e alto desempenho para os objetivos estipulados. Como acompanhar e atender às necessidades das corporações e também dos colaboradores?
De acordo com o recém-lançado Workforce 2020, um estudo independente feito nos Estados Unidos pela Oxford Economics em que muitos profissionais foram entrevistados (ao todo, mais de 5.400 funcionários e executivos; cerca de 29 executivos em 27 países), a maioria das empresas entende a importância de uma gestão de trabalho voltada cada vez mais para o âmbito internacional, diversificada e móvel. O maior desafio é o planejamento hoje com o olhar voltado para o futuro, na preparação e na adequação às mudanças necessárias para prosperar. A questão que encabeça esta pesquisa é: “Are you ready for the future?” (Você está preparado para o futuro?) em que o ano de 2020 é tomado como referência.
Um ponto que chamou bastante a atenção foi o que se refere à liderança. Algumas das informações resultantes deste estudo apontam deficiências, em que mais da metade afirma que não sente que seu líder tenha as habilidades necessárias para gerenciar com eficácia seus funcionários, e que não entendem o que os liderados querem. A maioria dos funcionários também disse que não recebem feedback suficiente sobre seu desempenho. Além disso, citaram a remuneração competitiva como o fator mais importante de motivação (2/3 dos entrevistados), vindo logo depois os planos de aposentadoria, flexibilidade e comodidades, como academia, creches, etc.. Relataram ainda que temem serem considerados “obsoletos”, ou serem desconsiderados por deficiências em suas habilidades ou por falta de preparo para as novas tecnologias. Realmente, são dados que elucidam as necessidades atuais na gestão estratégica de pessoas e que orientam para novos planos de melhorias para os próximos seis anos, que é o objetivo do estudo.
E no Brasil, no cenário atual, como sua empresa seria avaliada? Quais informações o Recursos Humanos possui sobre os colaboradores, gestores e executivos? Que pontos são considerados os mais fortes na gestão de pessoas? Como andam os líderes? Como cada um avalia seu próprio desempenho?
As pesquisas são uma ferramenta eficaz não somente para medir a satisfação de clientes, aplicado ao pós-vendas. Como aliado da área de Recursos Humanos, é possível realizar várias apurações de opinião e coleta de dados para um novo olhar na gestão de pessoas e processos, inclusive integrado à intranet da empresa, resposta em mobiles ou desktops. Veja algumas possibilidades:
Não é apenas uma questão de informação. Os talentos são o que geram a identidade da empresa, a partir da cultura organizacional, valores, missão e visão, e são considerados vantagem competitiva nos dias atuais. Quem não entender como estão expectativas das pessoas, como vai indo o trabalho dos gerentes e supervisores, pode se surpreender no futuro com pedidos de desligamento de importantes membros da equipe. O acompanhamento de “como estou indo?”, assim como de “como a empresa está indo?” é a base para que novos projetos sejam feitos e com a devida tratativa, orientados para o futuro. O fato é que, com informações, é possível identificar pontos a melhorar e acompanhar gradativamente como novos planos vão sendo implantados, movendo a corporação para o caminho correto e esperado. Isso impactará na qualidade de trabalho de todos, gerando mais motivação e abertura para participação e interesse em fazer melhor.
A tecnologia pode ser aliada estratégica das empresas, e tudo de forma simples, eficaz e acessível. Equipes precisam ser ouvidas e entendidas, para saberem que realmente fazem diferença para a organização. Invista em sua equipe, invista nas pessoas. Esse é o futuro e o que definirá o lugar que sua empresa ficará: frente à concorrência!
Fontes:
http://www.successfactors.com/en_us/lp/oxford-economics-workforce-hub-social.html?source=social-ettling-HR-blog-overview-You_May_Not_Be_as_Ready_as_You_Think&campaigncode=CRM-XJ14-HCM-1DG_W2SMDH#.VEY65vl4p_o
http://www.forbes.com/sites/sap/2013/12/17/your-workforce-isnt-who-you-think-they-are/
https://disneyinstitute.com/blog/2014/10/great-leadership-stems-from-continuous-learning-and-sharing/303?CMP=SOC-DI-Blog-GreatLeadershipStemsFromLearning-10072014