Estamos em um primeiro trimestre de 2015 e as previsões não parecem tão positivas para um ano novo. Sites e mais sites publicam tendências de quedas da bolsa, subida do dólar, aumento disso, baixa daquilo em centenas de situações que assustam qualquer um. Mas, tudo realmente continua sendo uma questão de perspectiva. Enquanto a maioria só tem olhos para a crise, uns poucos apontam para as oportunidades que virão. Muitos gestores tomam iniciativas de cortes radicais e esperam uma nova tendência, que indiquem expectativas mais positivas. Outros, olham para sua realidade, procuram entender seu público-alvo e seguem adiante, fazendo diferente. E neste último caso, não seria o melhor a fazer? Vamos pensar a respeito.
Neste momento, ninguém conseguirá fugir de planejamentos enxutos e contidos, e o ideal é analisar mais de perto como vão as coisas, prestando ainda mais atenção nos detalhes. O primeiro passo é não recuar no cuidado com a satisfação do cliente. Sua experiência, e que seja a melhor possível, precisa ser monitorada e suas necessidades ouvidas e atendidas, dentro do contexto. Acompanhar a opinião dos clientes possibilita visualizar novas oportunidades e chances de melhorar e assim, mantê-lo. Quando tudo parecer incerto, é justamente o momento ideal para investir em atenção, atendimento com excelência, processos ágeis e em qualidade. Um dos grandes erros das empresas é justamente cortar custos que podem prejudicar este cuidado. Só que a concorrência pode estar preparada para fazer de tudo pelo seu cliente, acredite.
As operações e o que mantém sua empresa entregando o que seu cliente contratou como serviço ou adquiriu como produto precisam ser organizadas para que a qualidade seja tamanha que evite retrabalhos e desperdício. Treinamentos e preparo técnico precisam estar bem alinhados às necessidades dos colaboradores, e voltados para o máximo aproveitamento do tempo, do espaço e dos recursos, incluindo os profissionais envolvidos. Não era sobre economia, corte de custos que estávamos falando? Esta já será uma grande providência que evitará gastos adicionais.
Outro ponto relevante é não deixar que o pessimismo envolva a equipe, principalmente de vendas, e atendimento ao cliente. Talvez pareça inevitável, ou ainda, inviável mudar as impressões de todos acerca das previsões, afinal, a mídia faz um trabalho bem rápido e chega a todo e qualquer lugar. Mas, valem os esforços para que o ritmo continue o mesmo, as metas sejam trabalhadas com afinco e os objetivos sejam acompanhados. Cabe à gestão fazer com que todos se mantenham engajados e colaborando profissionalmente para o melhor acontecer. Para isso, reforce a comunicação clara e efetiva, evitando possíveis “fofocas” e desgastes.
E para finalizar, a importante visão da diretoria, dos executivos, dos gestores da empresa, em manter na cultura organizacional uma preocupação constante em fazer o cliente prioridade, mesmo diante de previsões negativas ou nebulosas. O momento é de manter a cautela, observar como serão as tendências, e cativar e fidelizar os clientes. Já não é de hoje que pesquisas apontam como é menos vantajoso sair em busca de novos clientes (o custo é pelo menos sete vezes maior) do que manter os que já estão consumindo seu produto e seu serviço. Não é conveniente arriscar ou errar neste momento. Acima de tudo, acredite que muitas novas oportunidades virão e que toda fase pode ser superada. Com a equipe unida e todos juntos no mesmo propósito, o sucesso é garantido. Bons negócios!
Previsões pessimistas? O momento é de manter seu cliente!
Estamos em um primeiro trimestre de 2015 e as previsões não parecem tão positivas para um ano novo. Sites e mais sites publicam tendências de quedas da bolsa, subida do dólar, aumento disso, baixa daquilo em centenas de situações que assustam qualquer um. Mas, tudo realmente continua sendo uma questão de perspectiva. Enquanto a maioria só tem olhos para a crise, uns poucos apontam para as oportunidades que virão. Muitos gestores tomam iniciativas de cortes radicais e esperam uma nova tendência, que indiquem expectativas mais positivas. Outros, olham para sua realidade, procuram entender seu público-alvo e seguem adiante, fazendo diferente. E neste último caso, não seria o melhor a fazer? Vamos pensar a respeito.
Neste momento, ninguém conseguirá fugir de planejamentos enxutos e contidos, e o ideal é analisar mais de perto como vão as coisas, prestando ainda mais atenção nos detalhes. O primeiro passo é não recuar no cuidado com a satisfação do cliente. Sua experiência, e que seja a melhor possível, precisa ser monitorada e suas necessidades ouvidas e atendidas, dentro do contexto. Acompanhar a opinião dos clientes possibilita visualizar novas oportunidades e chances de melhorar e assim, mantê-lo. Quando tudo parecer incerto, é justamente o momento ideal para investir em atenção, atendimento com excelência, processos ágeis e em qualidade. Um dos grandes erros das empresas é justamente cortar custos que podem prejudicar este cuidado. Só que a concorrência pode estar preparada para fazer de tudo pelo seu cliente, acredite.
As operações e o que mantém sua empresa entregando o que seu cliente contratou como serviço ou adquiriu como produto precisam ser organizadas para que a qualidade seja tamanha que evite retrabalhos e desperdício. Treinamentos e preparo técnico precisam estar bem alinhados às necessidades dos colaboradores, e voltados para o máximo aproveitamento do tempo, do espaço e dos recursos, incluindo os profissionais envolvidos. Não era sobre economia, corte de custos que estávamos falando? Esta já será uma grande providência que evitará gastos adicionais.
Outro ponto relevante é não deixar que o pessimismo envolva a equipe, principalmente de vendas, e atendimento ao cliente. Talvez pareça inevitável, ou ainda, inviável mudar as impressões de todos acerca das previsões, afinal, a mídia faz um trabalho bem rápido e chega a todo e qualquer lugar. Mas, valem os esforços para que o ritmo continue o mesmo, as metas sejam trabalhadas com afinco e os objetivos sejam acompanhados. Cabe à gestão fazer com que todos se mantenham engajados e colaborando profissionalmente para o melhor acontecer. Para isso, reforce a comunicação clara e efetiva, evitando possíveis “fofocas” e desgastes.
E para finalizar, a importante visão da diretoria, dos executivos, dos gestores da empresa, em manter na cultura organizacional uma preocupação constante em fazer o cliente prioridade, mesmo diante de previsões negativas ou nebulosas. O momento é de manter a cautela, observar como serão as tendências, e cativar e fidelizar os clientes. Já não é de hoje que pesquisas apontam como é menos vantajoso sair em busca de novos clientes (o custo é pelo menos sete vezes maior) do que manter os que já estão consumindo seu produto e seu serviço. Não é conveniente arriscar ou errar neste momento. Acima de tudo, acredite que muitas novas oportunidades virão e que toda fase pode ser superada. Com a equipe unida e todos juntos no mesmo propósito, o sucesso é garantido. Bons negócios!