“Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos¹.” Motivação sempre foi um dos assuntos mais comentados no ambiente empresarial, nas páginas de livros de autoajuda e PNL (programação Neurolinguística), e nos temas que envolvem sucesso pessoal e profissional. Chega a ser repetitivo e meio óbvio. Mas, quem não precisa de uma boa dose de motivação para alcançar o que quer? Independente da força que nos move naturalmente, existem condições que aumentam a motivação das pessoas e favorecem os resultados positivos, principalmente no âmbito corporativo. Vamos falar um pouco sobre isso e em como seu cliente pode ser afetado.
Precisamos de impulso
Somos todos movidos por estímulos. Muita gente acha que o dinheiro, ou o benefício que ele traz, é o fator decisivo para pessoas mudarem suas vidas, para fazerem escolhas radicais, ou ainda se sacrificarem imensamente por um objetivo. Aparentemente, quanto mais dinheiro, mais força motivacional teriam. Bom, generalizar este conceito pode ser um engano. É interessante notar como a cada dia as pessoas querem fazer mais as coisas que gostam, com as quais se realizam, ao invés de fazer aquelas que lhes dão status ou uma remuneração maior. Sentir, por exemplo, que seu trabalho tem propósito pode ser muito mais importante do que o que se ganha para realizá-lo.
Em uma palestra do site TED (www.ted.com) de 2012(²), o economista Dan Ariely aborda algumas experiências que mostram o quão decisivo é para a motivação de uma pessoa sentir que seu trabalho importa. E não quer dizer que precise ser simples, fácil, ou bom de se fazer; pode vir cheio de desafios, complicações, e momentos ruins. Logicamente, cada um se identifica com a natureza de um trabalho, tendo afinidades e preparo para desempenhá-lo bem; isso conta muito. Depois disso, é necessário haver uma finalidade e que seja visualizada como relevante perante a empresa e a quem estamos dedicando esforços. A questão envolve a demonstração de reconhecimento, por menor que seja, e um sentimento de propósito. Então, se notarmos que nosso trabalho não é percebido ou que não tem a importância que esperávamos, tendemos a desanimar e mudar nosso comportamento.
Neste caso, um ponto interessante pode ser citado. Se as pessoas entenderem que seu trabalho não é supervisionado (notado, observado), a tendência é de não apenas gerar desmotivação, mas também de ter sua qualidade comprometida. E de todas as coisas que podemos nos preocupar no cenário organizacional a principal é a qualidade do que o cliente recebe. O serviço e o atendimento devem transparecer a importância do cliente para a organização. E se os colaboradores não estiverem bem para fazer isso?
A equipe precisa de informação
Geralmente, nas empresas, há alguém a quem nos reportamos e para quem solicitamos feedback de nosso trabalho. Essa pessoa torna-se referência para nossas ações, um exemplo, e suas orientações transmitem o que a empresa espera e quer deste profissional. Sem esse acompanhamento, raramente uma pessoa consegue se guiar e entender como melhorar, ou em que caminho seguir. Esse é o senso de propósito de que tanto precisamos. E para isso, é vital que haja informação de como nosso trabalho é visto pelos consumidores, pelos clientes e por todos da organização.
Muito além de reclamações e pontos a melhorar, elogios e comentários positivos podem ser uma forma de valorização, transformando o ambiente e engajando a equipe em direção ao mesmo objetivo. Então, acompanhar e monitorar o atendimento pode manter seu cliente mais próximo, e ainda fazer sua equipe sentir que tem valor, já que geram resultados e satisfação em seus consumidores.
Se queremos maior desempenho e uma equipe com energia, motivada e criativa, façamos a nossa parte. O caminho é investir em informação sobre a experiência do seu cliente e usar tudo isso para motivar sua equipe. Como já citamos em outros momentos, o “saber como estou indo” enriquece a rotina com dados que servirão de base para premiações e reconhecimentos. Isso é potencializar os talentos para olharem na mesma direção. É disso que estamos falando, e é o que mais precisamos nas empresas. Acredite.
Fonte¹: http://www.significados.com.br/motivacao/
Fonte²: TED – http://www.ted.com/talks/dan_ariely_what_makes_us_feel_good_about_our_work?language=pt-br#t-122346
Sua equipe precisa de motivação. E ter mais informação pode ajudar nisso!
“Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos¹.” Motivação sempre foi um dos assuntos mais comentados no ambiente empresarial, nas páginas de livros de autoajuda e PNL (programação Neurolinguística), e nos temas que envolvem sucesso pessoal e profissional. Chega a ser repetitivo e meio óbvio. Mas, quem não precisa de uma boa dose de motivação para alcançar o que quer? Independente da força que nos move naturalmente, existem condições que aumentam a motivação das pessoas e favorecem os resultados positivos, principalmente no âmbito corporativo. Vamos falar um pouco sobre isso e em como seu cliente pode ser afetado.
Precisamos de impulso
Somos todos movidos por estímulos. Muita gente acha que o dinheiro, ou o benefício que ele traz, é o fator decisivo para pessoas mudarem suas vidas, para fazerem escolhas radicais, ou ainda se sacrificarem imensamente por um objetivo. Aparentemente, quanto mais dinheiro, mais força motivacional teriam. Bom, generalizar este conceito pode ser um engano. É interessante notar como a cada dia as pessoas querem fazer mais as coisas que gostam, com as quais se realizam, ao invés de fazer aquelas que lhes dão status ou uma remuneração maior. Sentir, por exemplo, que seu trabalho tem propósito pode ser muito mais importante do que o que se ganha para realizá-lo.
Em uma palestra do site TED (www.ted.com) de 2012(²), o economista Dan Ariely aborda algumas experiências que mostram o quão decisivo é para a motivação de uma pessoa sentir que seu trabalho importa. E não quer dizer que precise ser simples, fácil, ou bom de se fazer; pode vir cheio de desafios, complicações, e momentos ruins. Logicamente, cada um se identifica com a natureza de um trabalho, tendo afinidades e preparo para desempenhá-lo bem; isso conta muito. Depois disso, é necessário haver uma finalidade e que seja visualizada como relevante perante a empresa e a quem estamos dedicando esforços. A questão envolve a demonstração de reconhecimento, por menor que seja, e um sentimento de propósito. Então, se notarmos que nosso trabalho não é percebido ou que não tem a importância que esperávamos, tendemos a desanimar e mudar nosso comportamento.
Neste caso, um ponto interessante pode ser citado. Se as pessoas entenderem que seu trabalho não é supervisionado (notado, observado), a tendência é de não apenas gerar desmotivação, mas também de ter sua qualidade comprometida. E de todas as coisas que podemos nos preocupar no cenário organizacional a principal é a qualidade do que o cliente recebe. O serviço e o atendimento devem transparecer a importância do cliente para a organização. E se os colaboradores não estiverem bem para fazer isso?
A equipe precisa de informação
Geralmente, nas empresas, há alguém a quem nos reportamos e para quem solicitamos feedback de nosso trabalho. Essa pessoa torna-se referência para nossas ações, um exemplo, e suas orientações transmitem o que a empresa espera e quer deste profissional. Sem esse acompanhamento, raramente uma pessoa consegue se guiar e entender como melhorar, ou em que caminho seguir. Esse é o senso de propósito de que tanto precisamos. E para isso, é vital que haja informação de como nosso trabalho é visto pelos consumidores, pelos clientes e por todos da organização.
Muito além de reclamações e pontos a melhorar, elogios e comentários positivos podem ser uma forma de valorização, transformando o ambiente e engajando a equipe em direção ao mesmo objetivo. Então, acompanhar e monitorar o atendimento pode manter seu cliente mais próximo, e ainda fazer sua equipe sentir que tem valor, já que geram resultados e satisfação em seus consumidores.
Se queremos maior desempenho e uma equipe com energia, motivada e criativa, façamos a nossa parte. O caminho é investir em informação sobre a experiência do seu cliente e usar tudo isso para motivar sua equipe. Como já citamos em outros momentos, o “saber como estou indo” enriquece a rotina com dados que servirão de base para premiações e reconhecimentos. Isso é potencializar os talentos para olharem na mesma direção. É disso que estamos falando, e é o que mais precisamos nas empresas. Acredite.
Fonte¹: http://www.significados.com.br/motivacao/
Fonte²: TED – http://www.ted.com/talks/dan_ariely_what_makes_us_feel_good_about_our_work?language=pt-br#t-122346