Eventos: a importância de conhecer a expectativa e a satisfação

Os fatos mais importantes de nossa vida pessoal ou profissional podem vir acompanhados de um evento marcante, que tem a função de simbolizar o momento da mudança, ou da nova etapa. Qualquer que seja a ocasião, é importante comemorar. São situações em que se preza pela boa apresentação, pelos detalhes, simbolismos em cores, formatos, arranjos, espaço, organização, sons e músicas, entre outros vários pontos, para que juntos possam gerar a experiência desejada.

Outros eventos podem ser de cunho social, corporativo, educacional, tecnológico, como cursos, palestras, workshops, congressos, festivais, simpósios, feiras e exposições. O público: convidados, ou pessoas inscritas, compradores em potencial, interessados em fazer parte de um network em sua área de atuação, e também participantes para apresentação de teses e de trabalhos. Independente do objetivo, seja ele de celebração ou de participação acadêmica, todos os tipos de eventos reúnem pessoas. E pessoas querem que prendam sua atenção, querem se sentir bem e participativos, ou simplesmente especiais naquele momento. Pensando nisso, muitas informações precisam ser definidas e cada uma delas fará toda diferença para que saia tudo perfeito e que seja um sucesso!

O evento está chegando. Reuniões e planejamentos estão sendo feitos para terem menos imprevistos possíveis e mais resultados. E pra fazer isso acontecer, não seria melhor entender o que as pessoas esperam dessa ocasião? Como?

É possível realizar Pesquisas que podem ser enviadas a partir de uma lista de interessados e de convidados. Muitos questionamentos seriam feitos para entender o que é esperado, colher sugestões, votar o local mais atrativo, qual filme e música agradam mais, qual palestrante é mais aguardado, saber as características dos participantes (faixa etária, região, formação, etc.), e outras informações. O que for sabido antes, poderá nortear e definir o que manter e o que mudar para este evento, para os próximos, e como motivar mais campanhas para atrair público ou mais clientes.

Quando chega o dia, o momento mais importante, muitas oportunidades são geradas. Primeiro, porque pessoas com os mesmos interesses estarão juntas, com alguma ligação (como parentesco e amigos em comum), e que influenciarão o evento minuto a minuto enquanto acontece. Pode-se aplicar uma Pesquisa neste momento, e avaliar o que as pessoas estão pensando e sentindo. É uma experiência para todos os envolvidos, e entender como ela acontece, pode ser revelador. No entanto, a Pesquisa mais utilizada é feita após o evento terminar, e se usa medir, por exemplo, três principais e fundamentais índices:

  • Satisfação do evento
  • Intenção de retorno (caso seja um evento periódico)
  • Nível de recomendação

São informações ricas que refletem diretamente as ideias e as expectativas de cada participante. Os idealizadores e organizadores podem ler as opiniões dos participantes, podem ver os índices e constatar o que mais gerou retorno e o que, definitivamente, não deve mais ser feito, num futuro.

Conhecer seu público-alvo continua sendo o principal diferencial de ações de impacto, de sucesso e com satisfação plena de seus expectadores. Em um evento, a experiência ficará marcada e pode se tornar uma grande propaganda boca a boca. Espera que ela seja positiva? Hoje em dia, esperar não é a solução. Aja. O contato feito através de uma Pesquisa gera muito mais dados do que se imagina. A ferramenta, você já sabe. Basta colocá-la em prática.

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