“Minha equipe precisa de treinamento”

Dependendo da empresa e de sua estrutura, o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) pode ser feito de várias formas. Normalmente é realizado pelo RH, ou pelo departamento de qualidade, que fará o mapeamento das informações mais importantes a serem transmitidas e repassadas para os colaboradores, assim como treinamentos técnicos, específicos, etc.. Cada equipe, cada departamento terá um foco diferente, diretrizes e regras próprias de sua área que precisam ser identificados por quem vive a realidade e a rotina de trabalho.

Como identificar qual treinamento é mais importante no momento? E ainda, como organizar os próximos tópicos em um calendário de treinamentos?

Alguns tipos de Pesquisa podem ser úteis para obter estas informações. Vamos imaginar que se tenha uma Pesquisa de Satisfação com o cliente final. Eles poderão apontar em sugestões, comentários ou até em reclamações pontos que devem ou podem ser melhorados. Se o departamento responsável por fazer o LNT identificar que um treinamento é cabível, já se pode agendar e verificar como será feito. Outro tipo de Pesquisa bem interessante é a realizada com os próprios colaboradores, que orientados por suas necessidades diárias de conhecimento ou informação, podem sugerir temas para treinamentos e indicar qual seria prioritário. Pesquisas com gestores também são válidas, porque podem estar planejando mudanças de cargo na equipe, promoções, ações diversas, todas que precisariam de formação para os envolvidos.

O trabalho de Treinamento e Desenvolvimento deve ser constante e jamais deve ser deixado para quando “der tempo”. É exatamente para otimizar o tempo e os processos que eles são pensados. A melhoria da qualidade e a excelência no atendimento e nos serviços depende diretamente da forma com a empresa lida com esta área. Se os colaboradores são os principais responsáveis em garantir resultado para a empresa, o ideal é dedicar-se em conhecer suas competências, entender suas necessidades de conhecimento, e envolvê-los na prática e no desenvolvimento das habilidades e das técnicas adquiridas. Desde o nível operacional até o estratégico, não se trata de gastos e de custos. Trata-se de investimento com retorno rápido e garantido para a empresa.

Por isso, as Pesquisas são sempre um canal seguro e certo de obter informações sobre qualquer público, seja cliente interno ou externo. Criando-se a cultura da informação, os processos poderão ganhar novas perspectivas e ações realmente válidas. Não há nada mais importante que saber ouvir (e realizando uma Pesquisa isso é feito), e nada mais inteligente que usar esta vantagem para gerar mais melhorias e promover o desenvolvimento da equipe.

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