Os índices e seu papel fundamental para uma empresa

Toda e qualquer empresa que pretenda desenvolver-se e manter-se no mercado necessita do acompanhamento de seus números, sejam eles financeiros, de evolução no mercado, de vendas, etc.. Estes números podem ser considerados índices, e que quando monitorados, podem dar um panorama essencial para saber se tudo está indo bem e como o planejado.

Citando planejamento, podemos afirmar que qualquer estratégia (entendendo como meios que serão usados para se alcançar metas e objetivos) precisa de indicadores para funcionar, e sabemos também que uma empresa que desconheça onde quer chegar, raramente chegará a algum lugar ou ainda, terá sucesso. Então, a definição de um planejamento estratégico envolve a criação de uma metodologia de avaliação e de gestão destes índices para monitorar se as metas estão sendo bem administradas para serem alcançadas, e se os parâmetros de qualidade, de relacionamento com o cliente, de administração financeira, entre outros, estão sendo mantidos.

Dando um exemplo atual, podemos citar o Balanced Scorecard (BSC), um dos mais conhecidos modelos de metodologia de gestão estratégica do mercado, que se utiliza de índices para buscar máximos resultados em performance e trabalha em quatro principais frentes (ou perspectivas), que refletem a visão e a estratégia da empresa:

  • Financeira
  • Clientes
  • Processos internos
  • Aprendizado e crescimento

Analisando os quatro pontos que norteiam este formato de administração estratégica, entendemos que abrangem presente e futuro, planos a curto, médio e longo prazo, sendo monitorados por índices e que, através deles, podem ter seus planos e ações revistos e melhorados periodicamente. O principal é que este processo, por gerar uma ação direcionada a resultados, envolve toda a corporação em uma mesma direção. Por isso tudo, o BSC é considerado um dos mais revolucionários modos de gestão das últimas décadas.

Para a implantação ou adaptação deste formato de trabalho em sua empresa, o principal quesito é ter como gerar os índices necessários constantemente, criando uma rotina de acompanhamento para os envolvidos. A maioria deles pode ser apurada em tempo real, a partir de Pesquisas específicas e direcionadas para cada item das quatro perspectivas do BSC. O tipo de script de perguntas, qual a forma em que será aplicada e a periodicidade da aplicação das Pesquisas dependerá totalmente da empresa, das expectativas com os resultados e do contexto em que serão aplicadas.

Avance para o futuro implementando uma gestão baseada em índices e usando a Pesquisa como grande diferencial neste processo, ficando mais uma vez evidente o quanto é uma ferramenta para todos os tipos de serviços, negócios, empresas e produtos.

 Fonte da imagem: Wikipédia

Post anterior
Mau atendimento inicial prejudica novos negócios
Próximo post
A Disney e a fascinante cultura de ouvir seus “convidados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu